As questões habitacional e urbana na Venezuela contemporânea (2024)

Related Papers

Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais

Bolivarianismo e a social-democracia na produção do habitat

Hugues Velleda Soares

O Brasil e a Venezuela compartilharam políticas públicas similares durante quase todo o século XX, contudo, após os anos 2000, os países se distanciaram. A Venezuela focou em uma política habitacional inclusiva, com integração social no desenvolvimento projetual. O Brasil transferiu a produção habitacional para o setor privado e mercantilizou a moradia. Mesmo sofrendo economicamente, o país bolivariano continua crescendo e aumentando a participação popular nas decisões nacionais; na habitação, não se tem somente um programa de vivendas, mas uma construção social da cidade, da responsabilidade compartilhada entre a população e o governo para garantir moradia digna para todos. O programa venezuelano é reconhecido internacionalmente e serve de modelo para toda América Latina. A partir de revisão bibliográfica e dados tanto governamentais como de ONGs, foi traçada uma linha de desenvolvimento do habitat por meio de políticas públicas da Venezuela, em comparação com o Minha Casa Minha Vi...

View PDF

A repercussão da política neoliberal nas políticas habitacionais: uma comparação entre Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela ( apresentado no V Cladhe)

Aline Miglioli

View PDF

O neoliberalismo nas políticas latino-americanas das últimas décadas

Aluna de Mestrado da UNESP/ São Paulo, Brasil. 18: Estudios metropolitanos y urbanos. Resumo. As políticas sociais na América Latina sofreram uma grande transformação no final do século passado com a adoção de uma política macroeconômica de vertente neoliberal. A crise econômica na qual se encontravam os países latino-americanos foi contornada através da atuação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que ofereceram empréstimo aos países latino-americanos com a condição de adoção de políticas fiscais e monetárias de austeridade. No bojo destas transformações esteve a política habitacional e urbana, que até então era pautada na intervenção estatal, no subsídio e no planejamento, características do movimento moderno de qual fazem parte. Para guiar as transformações necessárias ao setor em 1993 o Banco Mundial lançou um relatório chamado Housing: Enabling Markets to Work, no qual estipulou os instrumentos pelos quais os países em desenvolvimento poderiam estimular seus mercados habitacionais. As políticas sugeridas partem do pressuposto de que a existência de um problema habitacional está condicionada ao mal funcionamento de um mercado no qual a demanda e a oferta possuem características complexas de funcionamento. Estas podem ser resolvidas através do desenvolvimento de um mercado de crédito e da financeirazação do setor. O documento listou alguns instrumentos para enfrentar os obstáculos no setor de habitação: para estimular a demanda julgou-se necessário garantir o direito de propriedade, o desenvolvimento de um sistema financeiro de habitação através da criação de instituições de crédito hipotecário saudáveis e competitivos e a racionalização dos subsídios de maneira a torna-los focalizados. Para ampliar a oferta julgou-se necessário disponibilizar infraestrutura institucional e técnica para o desenvolvimento de um mercado de habitação, organizar a indústria da construção civil e remover obstáculos e barreiras comerciais para os insumos.

View PDF

Territorios

Las disputas urbanas y sus dimensiones en la Caracas del Siglo XXI

2017 •

Andreina I Torres Angarita

Durante la última década las ciudades venezolanas han experimentado un proceso de transformación asociado a la expansión del mercado inmobiliario, los nuevos marcos de redistribución de la renta petrolera y la emergencia de nuevas subjetividades que, articuladas en movimientos sociales y populares, intervienen en la ciudad y lo urbano para transformarlo. En este artículo nos detendremos en dos casos que ejemplifican distintos procesos de producción social del suelo urbano y la ciudad: los Campamentos de Pioneros y la Gran Misión Vivienda Venezuela, para mirar a fondo los modos de reproducción y/o ruptura con el contexto de las desigualdades urbanas y las potencialidades de las prácticas sociales que, articuladas en el territorio, proponen el despliegue de nuevos tejidos urbanos.

View PDF

COMITÊS DE TERRA URBANA: UM VERDADEIRO ESPAÇO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE LOGRANDO A CONCRETIZAÇÃO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM PROL DA MORADIA DIGNA

Alexandre Riginik

View PDF

Las disputas urbanas en la Caracas del siglo XXI: retos y potencialidades en la produccion social del suelo

Andreina I Torres Angarita, Víctor Pineda, Enrique Rey Torres

Durante la ultima decada, la ciudad de Caracas ha experimentado un proceso de transformacion asociado a la expansion del mercado inmobiliario “formal” e “informal”, los nuevos marcos de redistribucion de la renta petrolera y la emergencia de nuevas subjetividades que, articuladas en movimientos sociales y populares, intervienen en la ciudad para transformarla. En este articulo nos detendremos en dos casos que ejemplifican distintos procesos de produccion social del suelo urbano: los Campamentos de Pioneros y la Gran Mision Vivienda Venezuela. Basandonos en investigaciones de corte cualitativo y la revision de documentacion secundaria, en este analisis damos cuenta de las distintas logicas en disputa en la produccion del habitat y el suelo urbano, para mirar a fondo los modos de reproduccion y/o ruptura con el contexto de las desigualdades urbanas y las potencialidades de las practicas sociales que, articuladas en el territorio, proponen el despliegue de nuevas formas de habitar la capital venezolana históricamente fragmentada, segregada y excluyente.

View PDF

Ciudades en construcción permanente. ¿Destino de casas para todos?

2015 •

Alberto Lovera

View PDF

Vinte e dois anos de política habitacional no Brasil: da euforia à crise

Thêmis Amorim Aragao, Adauto Cardoso

View PDF

Cuidades de la Gente

La Entrada. La fiesta en la lucha y conquista del espacio urbano

2007 •

Escarley Torrico Foronda

Las elites urbanas consideran que los migrantes indígenas/ rurales, ocupan de manera ilegítima las ciudades, por ello se apela a la ilegalidad o la informalidad de los asentamientos populares como una forma mantenerlos afuera. Es que la exclusión y la segmentación espa- cial son algo así como la marca de origen de muchas ciudades latinoa- mericanas, puesto que la división urbano/rural escondió la territoriali- zación de las jerarquías coloniales y sus principales supuestos. Frente a ello, los habitantes de los barrios, generaron estrategias que afirman su presencia en la ciudad, no como visitantes ni usurpadores sino como vecinos permanentes de la misma. El presente artículo pone atención en un acto creativo de los habitantes urbanos de los márgenes, que tiene como herramienta principal la cultura, el baile, la música en los que se diputa el uso del espacio urbano y los cánones estéticos dominantes.

View PDF

Cultura polItica e elementos de analise da polItica venezuelana

Cultura política e elementos de analise da polItica venezuelana

2008 •

Rômulo Neves

Utilizando o conceito de cultura política, o presente trabalho busca oferecer elementos de análise para uma interpretação equilibrada do fenômeno político venezuelano. A partir da apresentação dos principais aspectos da história política do país, desde sua independência, e do levantamento das interpretações sociológicas, antropológicas, econômicas e psicológicas correntes sobre a nação venezuelana, foi proposto um conjunto de quatro pontos que conformariam a base da cultura política venezuelana. Esses elementos de análise não são variáveis explicativas simples, pelo contrário, formam em conjunto uma complexa rede de interações sociais, na qual se revezam na condição de causa e efeito dos eventos políticos do país. Funcionam como complementos uns dos outros, contribuindo conjuntamente para a geração de diversos fenômenos sociais combinados e complexos que expressam uma identidade coletiva, ainda que latente, da sociedade venezuelana. Tais elementos também não são os únicos que podem ser levantados para compor uma leitura da Venezuela. Tampouco existe a pretensão de que a interpretação apresentada neste trabalho seja uma leitura definitiva da cultura política da Venezuela.

View PDF
As questões habitacional e urbana na Venezuela contemporânea (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Francesca Jacobs Ret

Last Updated:

Views: 6063

Rating: 4.8 / 5 (48 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Francesca Jacobs Ret

Birthday: 1996-12-09

Address: Apt. 141 1406 Mitch Summit, New Teganshire, UT 82655-0699

Phone: +2296092334654

Job: Technology Architect

Hobby: Snowboarding, Scouting, Foreign language learning, Dowsing, Baton twirling, Sculpting, Cabaret

Introduction: My name is Francesca Jacobs Ret, I am a innocent, super, beautiful, charming, lucky, gentle, clever person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.